GEPEA - GRUPO DE ESTUDO DOS PROEFESSORES DA ESCOLA AGAPITO - PROJETO UCA

QUAL O OBJETIVO DESTE GRUPO DE ESTUDO?
O objetivo deste grupo é discutir as várias maneiras de trabalhar com o laptop (classmate) do Projeto UCA em nossa escola. Buscaremos também nos familiarizarmos o máximo possível, nos preparando e estando cada vez mais motivados para a utilização dos recursos disponíveis no classmate e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de nossa prática pedagógica.
No grupo é o momento de nós professores socializarmos as nossas atividades, discutirmos as nossas dúvidas, os nossos anseios e por que não aprendermos o que ainda não sabemos? O que devemos ter com bastante clareza, é que o nosso objetivo principal é sem dúvida nos apropriarmos desta nova ferramenta de aprendizagem que estamos tendo oportunidade de trabalhar, sendo assim, não deixaremos de utilizá-la da melhor maneira com os nossos alunos. Dentro dos nossos objetivos, podemos citar ainda alguns questionamentos que terão espaço em nossos estudos como:
Quais os impactos das tecnologias sobre os modos de aprender?
Qual o papel do educador ante as tencologias?
Qual a melhor forma de se utilizar o computador nas atividades escolares? E no cotidiano?
Por que comunicar-se via internet?
COMO SURGIU O GRUPO DE ESTUDO?
A ideia de se criar o grupo de estudo surgiu no dia do encerramento da nossa capacitação primeira capacitação referente ao Projeto UCA em nossa escola (encontro presencial). Na oportunidade foi lançada a proposta de criação deste grupo onde os professores irão se encontrar para estudos referentes a utilização do classmate em sala de aula. A coordenação destes encontros ficará por conta da pessoa que deu a ideia da criação do grupo (Júnior Damasceno).
QUANTAS VEZES ACONTECERÃO ESSES ENCONTROS PARA ESTUDOS?
Por conta das várias ocupações existentes na vida dos professores, teremos apenas um encontro presencial semanal. Porém, se houver solicitação de 3 ou mais professores que tenham necessidade de informações adicionais fora do grupo de estudo, poderão acordar um horário adequado aos interessados e ao coordenador do grupo e juntos buscarem resolver os questionamentos e/ou dúvidas referentes ao grupo de estudo. Teremos ainda uma central de perguntas e respostas por e-mail que funcionará da seguinte forma: os professores poderão enviar perguntas ao coordenador do grupo por e-mail e aguardar as respostas também por e-mail. Nenhuma pergunta por e-mail será respondida pessoalmente, unicamente por e-mail.
QUAL O LOCAL DE ENCONTRO DO GRUPO?
Todos os encontros acontecerão no horário noturno a partir das 19 horas toda sexta-feira no laboratório de informática da Escola Municipal de Educação Básica Agapito Rodrigues de Medeiros.
POSSO FALTAR NOS ENCONTROS?
As faltas deverão ser evitadas, afinal, os nossos encontros acontecem uma única vez na semana, assim cada um deverá se organizar para evitar o máximo as faltas. Já sabemos que "professor que falta faz falta". Falta vamos deixar apenas quando for realmente impossível de evitar.

COORDENADOR DO GRUPO:
Genivaldo Damasceno Santos Júnior


PROFESSORES PARTICIPANTES
(AGUARDANDO A LISTAGEM)