segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PROJETO LEITURA E ESCRITA 2010

    O projeto de leitura e escrita deste ano, foi organizado de uma forma muito dinâmica, ou seja, após várias discussões nas paradas pedagógicas, chegamos a conclusão de que seria interessante cada turma ficar com um tema a ser trabalhado em sala. Contudo, os objetivos do projeto não deveriam ser diferentes - foco principal: trabalhar leitura e escrita - assim fechamos as nossas conversas em relação ao desenvolvimento do nosso projeto.
    As turmas participantes foram as seguintes:
  • 1º ANO - CHAPEUZIHO VERMELHO - ROSA MARIA FERREIRA DOS SANTOS
  • 2º ANO "A" - BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES - LUCILÉIA SANTOS DE OLIVEIRA
  • 2º ANO "B" - BELA ADORMECIDA - JOSINEIDE MELO PEREIRA
  • 3º ANO “A” - OS TRÊS PORQUINHOS - ROSANE LUCIA SILVA
  • 3º ANO “B” - CINDERELA - JAQUELINE MELO PEREIRA
  • 4º ANO - SÍTIO DO PICA PAU AMARELO - CLAUDETE SENA LIMA DE CARVALHO
  • 5º ANO “A” POEMA - KATIANE LEITE DOS SANTOS
  • 5º ANO “B” POEMA - LUZIA SOUZA SANTOS
  • 6º ANO LITERATURA DE CORDEL - MARIA JOSÉ DIAS DE OLIVEIRA/MARIA DO Ó SILVA MELO DIAS
  • 7º ANO - DITOS POPULARES E PROVÉRBIOS - GENIVALDO DAMASCENO SANTOS JÚNIOR
  • 8º ANO - MÚSICA - MARIA DO SOCORRO SILVA DOS SANTOS/SHIRLEY CAVALCANTE DE SÊNA
  • 9º ANO - DROGAS - ANAIZE LIMEIRA SANTOS/SORAIA DE SÊNA SANTOS

  A culminância das turmas do 1º ao 4º aconteceu no dia 25/11/2010. As demais turmas apresentaram no dia 09/12/2010 no turno vespertino.
  No geral todas as turmas desempenharam muito bem todas as suas apresentações, mas, o que devemos lembrar, é o real motivo do projeto ter acontecido - a deficiência dos alunos em leitura e escrita - após o desenvolvimento do projeto, deve-se atentar para as seguintes questões:
  • Tivemos melhora na escrita e leitura dos nossos alunos?
  • Já identificamos mudanças durante o trabalho que foi feito com o projeto?
  • Não houve melhora significativa?
  • Os objetivos propostos no projeto não foram alcançados?
  • Qual o tipo de envolvimento dos alunos em relação ao projeto?
    Se não nos atentarmos para os verdadeiros motivos de um projeto em uma escola, provavelmente teremos um falso resultado de todo trabalho que foi desenvolvido, afinal, não podemos nos iludir com a festa que eles fazem no dia de "apresentar os resultados" daquilo que foi trabalhado. Deve-se ter a preocupação, por parte de nós professores em passar ao nosso alunos, que o projeto não se resume em uma sala super decorada no dia da culminância do projeto. Sim. Isso faz parte, todavia, deve-se esclarecer aos escolares que os maiores resultados serão mostrados por eles em sala de aula, após todo o processo que passaram com pesquisas e estudos dos temas que estavam sendo visto.
   Caso os participantes apresentem sinais de que realmente sabem porque e para que, estão desenvolvendo tais atividades, isso com certeza, já é um sinal positivo, afinal, o fato de mostrarmos que somos capazes de entender a nossa própria realidade, já é um caminho para começarmos a mudar o nosso próprio destino.

ALGUMAS FOTOS

FOTOS DOS ALUNOS DO 1º ANO




FOTOS DOS ALUNOS DO 2ª ANO "A" LOGO ABAIXO


















FOTOS DOS ALUNOS DO 3º ANO "A" - LOGO ABAIXO
















FOTOS DOS ALUNOS DO 3º ANO "B" - LOGO ABAIXO









FOTOS DOS ALUNOS DO 4º ANO - LOGO ABAIXO


5º ANO "A" E 5º "B" - NÃO TIVERAM REGISTRO DE SUAS ATIVIDADES


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o nosso blog. Obrigado também pelos comentaŕios e sugestões.